❓ 10 Fatos surpreendentes e interessantes sobre a Coca-Cola!
Ela é uma das bebidas mais famosa e mais vendidas do planeta, estamos falando da Coca-Cola. Hoje vamos descobrir se ela tinha ou não cocaína em sua composição, que a sua formula não é tão secreta assim e por fim o formato icônico de sua garrafa do refrigerante.
No artigo de hoje selecionamos 10 fatos interessantes sobre a bebida. Então chega de enrolação pega a sua Coca-Cola e vamos aos fatos.
1 - Ela realmente continha cocaína em até um certo ponto da sua história
Isso não é uma lenda, segundo o The New York Times que acabou confirmando isso em um artigo do ano de 1996, na qual incluía comentários de um porta voz da Coca-Cola.
Tudo começa com a planta de coca, que de seu processamento que vem a cocaína, sendo que a bebida continha de fato cocaína no final do século 19, quando ela foi inventada pela primeira vez, e que agora ela utilizava um “extrato não narcótico” que é derivado na folha de Coca.
Segundo o porta voz que disse nesse artigo o seguinte "Ingredientes da folha de coca são usados, mas não há cocaína nela e tudo é rigidamente fiscalizado pelas autoridades reguladoras", e confirmou que não era assim nos primeiros anos do refrigerante.
2 - A primeira formula da Coca-Cola era vinho tinto misturado com cocaína
A inspiração para o criador da Coca-Cola para a primeira formula do refrigerante, foi uma mistura popular chamada de Vin Mariani, que foi inventada na França, sendo uma mistura de vinho tinto de Bordeaux com cocaína. Em cartazes da época fala que a mistura era comercializada como um tônico, e que dizia que “fortalece e refresca o corpo e o cérebro”. Entretanto os estados do extremo sul dos Estados Unidos, estavam encabeçados em um movimento antiálcool. Dando a ideia ao criador da Coca-Cola de criar uma bebida que misturava vinho tinto e cocaína e vende-la para quem era abstêmio.
3 - Seu nome se origina na junção da palavra coca com a da noz de cola
O nome da Coca-Cola se deriva entre dois componentes do refrigerante que são: a cocaína, que era derivada da folha de coca e de cafeína da noz de cola (sendo que essa alteração foi vista como mais comercializável).
4 - Seu logo permanece quase o mesmo
O logotipo da bebida é quase o mesmo desde que foi criado em 1886, somente feito alguns ajustes. A fonte utilizada foi a Spenceriana que foi usada pela primeira vez e é ainda muito evidente no design do logo, uma modificação mais notável foi o sublinhado ondulado no ano de 1969. Sendo que o anúncio com essa modificação foi publicado na revista Family Circle em julho de 1953.
5 - A sua formula não é tão secreta assim
A Coca-Cola faz um grande mistério sobre a sua formula, chegando a dizer que ela está guardada em um cofre de alta segurança em Atlanta (aonde fica a sede da empresa). Entretanto no ano de 2011 o This American Life acabou publicando o que se acredita ser a receita da bebida, que foi encontrada em um caderno de 130 anos que pertencia ao melhor amigo do inventor. Entre os 15 ingredientes estavam canela, coentro, néroli e óleo de noz-moscada. Sendo que a Coca-Cola acabou insistindo que era uma receita antiga do refrigerante.
6 - O sucesso da bebida se deve a Asa Griggs Candler
Apesar do famoso refrigerante ter sido inventado por John Pemberton, ele se tornou um sucesso graças ao Asa Griggs Candler que introduziu a bebida para as massas. Comprando a formula de Pemberton no ano de 1888 por cerca de US$ 550, comercializando agressivamente a Coca-Cola, e faturando milhões com a formula de Pemberton.
7 - Inicialmente o refrigerante era vendido somente na torneira
Originalmente a bebida só era encontrada a partir de torneiras, sendo quando a Coca-Cola foi introduzida pela primeira vez em garrafas foi bastante marcante. Sendo que no ano de 1899 três empresários Benjamin Thomas, Joseph Whitehead e John Lupton, acabaram por comprar os direitos da garrafa do refrigerante por apenas US$ 1.
8 - Seu logotipo é vermelho devido as leis ficais antigas
John Stith Pemberton, o criador da bebida em 1886, em seu início anunciou o refrigerante como uma bebida de “temperança”, ou seja, uma alternativa ao álcool. E como no século 19 as bebidas alcoólicas eram altamente tributadas, a Coca-Cola quis ter certeza de que a bebida não fosse tributada como uma bebida alcoólica.
Sendo que em 2018 um porta voz da Coca-Cola disse a razão de utilizar o vermelho para o Business Insider: "Começamos a pintar nossos barris de vermelho para que os agentes fiscais pudessem distingui-los do álcool durante o transporte". A cor ainda é utilizada hoje pois é uma maneira fácil dos consumidores reconhecerem as garrafas e latas da bebida.
9 - Os ursos polares da Coca-Cola só aparecerem na década de 90
É difícil de se imaginar a publicidade natalina do Refrigerante sem os ursos hoje em dia. Entretanto os ursos só se tornaram sinônimo da marca somente no ano de 1993, quando a Coca-Cola lançou o comercial “Northern Lights”. E desde de então os ursos polares fazem parte das campanhas de festas de fim de ano do refrigerante.
10 - O icônico formato de sua garrafa foi criado para ajudar a se destacar dos concorrentes
No início do século 20 exista muitos refrigerantes falsos que tentavam lucrar com a fama da Coca-Cola. Sendo que em 1915, os curadores da Associação de Engarrafamento da Coca-Cola acabaram pedindo as empresas de engarrafamento de vidro que criassem uma "garrafa tão distinta que você a reconheceria pôr a sentir no escuro ou deitada quebrada no chão".
A empresa vencedora foi a Root Glass Company, que criou a icônica garrafa de coloração verde. Possuindo sulcos em cada garrafa além do logótipo em alto relevo, diferenciando o refrigerante dos seus concorrentes.
Bem chegamos ao final do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos aqui citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que você leu hoje aqui, e fique à vontade para ler os outros artigos dessa categoria, como também os outros artigos de outras categorias do site.
Até a próxima!