❓ 10 Fatos surpreendentes e interessantes sobre Leonardo da Vinci!
Vamos falar de um dos maiores pintores e artistas da nossa história, estamos falando de Leonardo da Vinci. Hoje você vai descobrir, qual era o seu maior projeto da sua carreira, como também que ele era fascinado pelo corpo humano.
Hoje selecionamos 10 fatos interessantes sobre o artista, espero que gostem do que vão ler. Então chega de enrolação e vamos aos fatos.
1 - Seu nome não era na realidade “Leonardo da Vinci”
O seu nome completo de nascimento era Lionardo di ser Piero da Vinci, o que significa “Leonardo, (Filho) de Piero de Vinci”. Além disso para as pessoas da época ele era conhecido como Leonardo ou “Il Florentine”, esse último porque ele morava perto da cidade de Florença.
2 - Ele não era um filho legítimo
Leonardo era filho ilegítimo de Sor Piero, que era um rico notário florentino, junto com uma camponesa solteira com o nome de Caterina. Ambos tiveram 12 filhos com outros parceiros, sendo que Leonardo foi único que Catarina e Sor Piero tiveram juntos.
Isso significava que por não ser um filho legítimo, não precisaria seguir a profissão do seu pai, ficando livre para perseguir os seus sonhos entrando no ramo da criação e arte.
3 - Ele era um grande amante dos animais e possivelmente vegetariano
Em muitas fontes históricas, o que incluem as anotações dos cadernos de Leonardo, além da escrita de seus contemporâneos, que acabam descrevendo a paixão que o Leonardo possuía pelos animais e pela a vida selvagem. Indo além desafiando nos seus escritos a moralidade de consumir animais. Sendo que essas evidências sugerem que ele era vegetariano.
4 - Ele teve pouca educação formal
Leonardo era uma pessoa autodidata sendo que não recebeu uma educação formal, aprendendo somente leitura básica, escrita e matemática. A sua habilidade e talento artísticos desde de pequeno já eram evidentes. Sendo que aos 14 anos ele foi aprendiz do notável escultor e pintor Andrea del Verrocchio, de Florença, aonde em sua oficina Leonardo foi apresentado a um treinamento teórico além de uma ampla gama de habilidades técnicas, no que incluía: capitania, desenho, metalurgia, pintura e escultura.
5 - Ele não criou vários quadros
Conhecido por ser um dos maiores pintores da história, a sua produção artística foi bem pequena. Sendo que existem apenas cerca de 17 obras que sobreviveram que são atribuídas a ele. Isso se deve porque Leonardo estava com a sua mente ocupada, seja com assuntos sobre engenharia ou pesquisas científicas, além de ficar longos períodos no qual não estava aceitando novas encomendas ou pintado muito.
Algumas de suas obras mais famosas, como A Batalha de Anghiari e Leda, só são conhecidas através de seus esboços ou cópias que foram feitas por outros pintores depois que que a obra de Leonardo foi perdida ou destruída. Sendo que mesmo com poucas pinturas completas, o legado e influência que ele deixou sobre os artistas de sua época e posteriores é inegável.
6 - Além de pintor ele era um músico talentoso
Em seus escritos ele acreditava que a música estava interligada como as artes visuais, pois ambas eram dependentes de um dos cinco sentidos. Sendo que de acordo com o contemporâneo de Leonardo, “ele cantava divinamente sem qualquer preparação”.
Leonardo também sabia tocar flauta e Lira, sendo que em muitas ocasiões ele se apresentava em reuniões da nobreza além das casas dos seus patronos.
Nos seus manuscritos que sobreviveram contém algumas de suas composições musicais originais, sendo que ele projetou um instrumento de órgão-viola-cravo.
7 - Ele era ambidestro
Ele tinha capacidade de desenhar para frente e para trás com as mãos opostas simultaneamente, além disso ele escreveu a maior parte de seu trabalho da direita para esquerda, resultando em uma escrita espelhada que era difícil de ler. Sendo que alguns historiadores explicam que essa forma de escrita para trás era uma forma de codificar a suas ideias contra o roubo. Enquanto outros historiadores especulam que ao escrever com a sua mão esquerda, ele estaria evitando que manchasse de tinta molhada, giz ou carvão em seus escritos.
8 - O maior projeto de sua carreira foi destruído
O seu maior trabalho foi para o Duque de Milão, Ludovico il Moro, sendo que esse projeto era chamado de Gran Cavallo ou “Cavalo de Leonardo” em 1482. Esta estátua foi proposta pelo o pai do Duque, Francesco Sforza, aonde a estátua em forma de cavalo deveria ter cerca de 25 metros de altura, e tinha a pretensão de ser a maior estátua equestre do mundo.
Leonardo ficou por quase 17 anos planejando a estátua, entretanto antes de ela ser concluída, a França invadiu Milão no ano de 1499, e a estátua acabou sendo destruída pelos Franceses, sendo utilizada para prática de alvos pelos seus soldados, deixando-a em pedaços.
9 - Ele trabalhou como arquiteto e engenheiro militar
Anos após o fim da sua maior obra que era a escultura equestre. Leonardo entrou em acordo com o notório Cesare Borgia, que era filho do papa Alexandre Vi. Cesare era comodante-em-chefe do exército papal, sendo conhecido pela sua maneira implacável de manter o controle e tentar dominar os outros estados italianos.
Leonardo ficou cerca de 10 meses como “arquiteto militar sênior e engenheiro geral”. Além disso ele viajou por diferentes territórios dos Borgia para examiná-los Ele também acabou criando muitos planos de cidades além de mapas topográficos.
10 - Era fascinado pelo corpo humano
Ele era tão fascinado, que ele não se contentou em estudar o que já existia de estudo sobre o corpo, chegando a realizar cerca de 30 dissecações em corpos humanos em hospitais de Milão, Florença e Roma.
Sua fascinação cresceu tanto, que desde de cedo ele não estava apenas interessado na anatomia, com também começou fica interessado na pesquisa fisiológica. Aonde os seus desenhos mostram como o cérebro, o coração e os pulmões funcionavam como núcleos do corpo. Sendo que os seus desenhos ajudaram a criar bases para a ilustração científica moderna.
Bem chegamos ao final do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos aqui citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que você leu hoje aqui, e fique à vontade para ler os outros artigos dessa categoria, como também das outras.
Até a próxima!