❓15 Curiosidades surpreendentes sobre a civilização Maia
Hoje falaremos sobre uma das civilizações mais desenvolvidas e famosa de todo o continente americano, estamos falando dos Maias, esta civilização habitou a região da Mesoamérica que compreende o atual região sul do México e países vizinhos. Muito dessa civilização ainda persiste seja pelas suas construções, seja pela herança cultural.
No artigo de hoje vamos citar cerca de 15 fatos incríveis e surpreendentes sobre a civilização. Então chega de enrolação e vamos aos fatos.
1 - Território
Os Maias se ocupavam em partes da atual região que se localiza os seguintes países: no México na região da Península de Yucatán, Belize, Honduras, Guatemala e El Salvador.
2 - Cidades
Acredita-se que a civilização construiu ao todo de 60 cidades em todo o seu território.
3 - Eles eram avançados
Os Maias eram uma das sociedades mais avançadas de todo o continente americano, sendo que em 900 depois de Cristo, eles já cultivavam, não eram nômades possuindo casas permanentes, e até sabiam fazer contas e ter um sistema de escrita.
4 - Eles nunca desapareceram
Os residentes dessa civilização nunca desapareceram, sendo que os seus descentes estão vivos até hoje como indígenas na região que um dia já foi o seu território.
5 - Existe pelo menos cerca de 70 línguas Maias
Com o passar de centenas de anos vários dialetos se desenvolveram do idioma Maia, hoje os descendentes dessa civilização falam cerca de 70 línguas no sul do México e nos países em entorno.
6 - Eles travavam guerras entre si
Existe uma boa razão para essa civilização não ser chamada de Império Maia, ela era composta por inúmeras cidades na qual cada uma possuía seu próprio rei. Estas cidades vizinhas em várias ocasiões travavam guerras uma contra as outras, principalmente para pegar recursos os para aumentar o seu território.
Os que eram capturados eram utilizados como escravos para a construção de monumentos religiosos para os deuses. Sendo que hoje em dia são conhecidos como ruinas da civilização.
7 - Haviam cidades habitadas quando os espanhóis chegaram
Um exemplo é a cidade de Tulum que era um importante porto comercial para quem vivia na península de Yucatán. Em 1518 uma expedição espanhola chegou na região, e a tripulação dessa expedição ficou surpresa pelo tamanho da cidade, ela foi abandonada ainda no século 16 devido a doenças trazidas pelos os espanhóis, que acabaram por dizimar a população.
8 - Ainda estão descobrindo ruinas da civilização
Faz apenas alguns anos que os arqueólogos descobriam uma pirâmide da civilização com mais de 1000 anos de idade, na cidade de Toniná no estado de Chiapas no México. Ela estava escondida no que acreditava ser uma colina natural. Sendo que no ano de 2015 os pesquisadores disseram ser a maior pirâmide da civilização no México, medindo cerca de 75 metros de altura. Além disso foram recém descobertas duas cidades escondidas numa densa vegetação, no estado mexicano de Campeche.
9 - Pok-Ta-Pok
Em muitas cidades da civilização mantinham uma espécie de quadra de futebol que era utilizada para rituais, nelas era jogado um jogo no qual era usada uma bola de borracha, aonde que tinham que acertar um aro de pedra enquanto utilizavam as coxas e quadris.
Sendo que era muito difícil de um jogador conseguir colocar a bola no aro, além disso existem evidencias que o capitão que perdesse o jogo era sacrificado para os deuses.
10 - Eles consumiam chocolate
A cerca de 3.500 anos atrás, os povos da região que posteriormente se localizaria a civilização, foram os primeiros a provavelmente com um pouco de trabalho a consumir chocolate. Sendo que existe evidencias que a civilização maia estava processando o cacau a cerca de 2.600 anos, porém eles consumiam em forma de bebida e o seu preparo era diferente do se faz atualmente, eles misturavam cacau com mel, água, fubá, pimenta entre outros ingredientes, fazendo da bebida espumosa e picante. Segundos os hieróglifos da civilização, eles sugerem que o cacau era uma parte bem importante dos rituais e celebrações.
11 - Beleza
Os maias possuíam um padrão de beleza diferente do nosso, sendo que homens e mulheres tinham as suas cabeças amarradas para as deforma-las artificialmente, para que os seus crânios tivessem o formato alongado, que significava muito provavelmente o seu status social da sociedade. Além disso eles perfuravam os seus dentes da frente, e colocavam nele pirita, jade, turquesa e hematita para se embelezarem.
12 - O seu calendário não previa o fim do mundo
A famosa data do fim do mundo do calendário maia, o dia 21 de dezembro de 2012, deixou o mundo com várias pessoas paranoicas, a data passou e nada aconteceu. Esse dia coincidiu com o fim do calendário Maia de conta longa em um ciclo de 5125 anos. Este calendário é impressionante, pois ele utilizou o zero com um espaço reservado, sendo uma das primeiras civilizações a utilizar o conceito matemático do zero.
Esse calendário de conta longa era um de outros calendários sagrados, como o sagrado de 260 dias conhecido como Tzolk'in, sendo utilizado para cerimonias religiosas, como também o calendário solar de 365 dias conhecido como Haab.
13 - Os sacrifícios humanos eram pintados de azul
O pigmento de azul vivido também conhecido como Maya Blue, desperta muito interesse para os arqueólogos pela sua resistência, sendo que o pigmento sobreviveu séculos em monumentos de pedra, além de sobreviver as condições climáticas da região. Este pigmento era utilizado também para o sacrifico humano, aonde eles pintavam as pessoas que eram para serem sacrificadas de azul, quando o povo Maia queria agradar o deus da chuva.
14 - A civilização desenvolveu hieróglifos complexos
A escrita dos Maias tem a sua existência datada de cerca de 300 antes de Cristo, a sua linguagem é um sistema com mais de 800 hieróglifos complexos, sendo que cada um representa uma sílaba.
15 - Grande parte das cidades foram abandonadas
Por volta de 900 depois de Cristo a grande maioria das cidades da civilização foram abandonadas, sendo que o auge da civilização foi no ano de 250 depois de Cristo. Neste período cidades Maias como Palenque, Calakmul, Tikal e Bonampak, possuíam de 5.000 até 50.000 pessoas.
Bem chegamos ao final do artigo de hoje espero que tenham gostado dos fatos aqui apresentados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que foi lido aqui hoje, e fique à vontade para ler os outros artigos dessa categoria como também os textos de outras categorias.
Até a próxima!