❓ 10 Fatos surpreendentes sobre o Planeta Marte – parte 02!
Vamos continuar a falar sobre o nosso planeta vizinho, Marte. Hoje vamos descobrir que existem pedaços do planeta na Terra, sobre se existe possibilidade de vida existir no planeta, além de seu campo magnético.
No artigo de hoje vão ser listados 10 fatos interessantes sobre o planeta Vermelho, espero que gostem do que vão ler aqui. Então chega de enrolação e vamos aos fatos a seguir!
1 - Sua estrutura interna
Um dos módulos de pouso da InSight da NASA, tem realizado sondagens no interior do planeta marciano desde que pousou no equador de Marte em novembro de 2018. Sendo que o InSight faz medições e caracteriza os terremotos que ocorrem no corpo celeste, além disso os membros responsáveis pela InSight estão rastreando inclinações dos planetas ao longo do tempo.
Sendo que esses dados acabam revelando informações importantes sobre a estrutura interna de Marte. Como por exemplo, de conseguir estimar o tamanho do núcleo do planeta em cerca de 1.780 a 2.080 quilômetros de largura, além disso que a crosta de Marte tem cerca de 24 a 72 quilômetros de espessura.
2 - O planeta é menor que a Terra
Marte possui um diâmetro de apenas 6.779 quilômetros contra os 12.742 quilômetros do nosso planeta, fazendo que o planeta vermelho seja o segundo menor planeta de todo o sistema solar, ficando atras de Mercúrio.
3 - Temos pedaços do planeta na Terra
No passado o planeta foi atingindo por grandes asteroides, assim como a terra, aonde maioria dos detritos do impacto caiu no próprio planeta, mas uma boa parte foi lançada para o espaço, se espalhando por todo o sistema solar, e em alguns casos se depositando na Terra. Sendo que o nome técnico para esses meteoritos marcianos é SNC (Shergottites, Nakhlites, Chassignites - tipos de composição geológica). Além disso os gases presos em alguns desses meteoritos são idênticas as amostras da sondas Viking da NASA, que foram lançadas ao planeta vermelho na década de 1970 e 1980.
4 - Vida
Até agora não existe evidências de vida no planeta marciano, entretanto é o planeta além do nosso que tem condições de suportar vida. Sendo que os cientistas acreditam que existe um potencial para a vida na superfície do planeta, pois recentemente eles acharam gelo de água abaixo de sua superfície.
5 - Tampas polares
No planeta são encontrados vastos depósitos que parecem ser finas camadas de gelo, de água e poeira que se estendem aos polos a latitudes de cerca de 80 graus em ambos os hemisférios do planeta, provavelmente eles foram depositados pela atmosfera ao longo de períodos de tempo. Além de uma boa parte desses depósitos em camadas tanto no hemisfério sul e norte, possui tampas de gelo de água que permanecem congeladas o ano todo.
Sendo que tampas adicionais e sazonais adicionadas as geadas aparecem no inverno. Elas são feitas de dióxido de carbono sólido, conhecido também como “gelo seco”, que condensou a partir do gás dióxido de carbono da atmosfera. E na parte mais profunda do inverno, a geada pode se estender dos polos a latitudes tão baixas quanto 45 graus, ou localizadas a meio do caminho do equador.
6 - Composição química do planeta
Provavelmente o planeta possui um núcleo sólido que é composto de ferro níquel e enxofre. Sendo que o seu manto é provavelmente igual ao da Terra, pois ele é composto principalmente de Peridotito, que é composto por oxigênio, ferro, magnésio e silício. A sua crosta é bem provável que em grande parte seja feita de basalto de rocha vulcânica, que também é comum na crosta terrestre e da lua, embora que algumas rochas crustais, encontradas principalmente no hemisfério norte do planeta, possam ser uma fora de andesito, que é uma rocha vulcânica que possui mais sílica do que basalto.
7 - Sua composição atmosférica
De acordo com a agência espacial americana a NASA, cerca de 95,32% da atmosfera do planeta vermelho é composto de dióxido de carbono, além de 2,7% de nitrogênio, 1,6% de argônio, 0,13% de oxigênio e 0,08% de monóxido de carbono. Também na sua atmosfera se encarna pequenas quantidades de água, néon, óxido de nitrogênio, hidrogênio-deutério-oxigênio, criptônio e xenônio.
8 - Campo Magnético>
Marte já perdeu o seu magnético que era envolto do planeta, a cerca de 4 bilhões de anos atrás, fazendo que grande parte de sua atmosfera fosse removida pelo vento solar. Entretanto existem regiões da crosta do planeta que hoje em dia são pelo menos 10 vezes mais magnetizadas do que qualquer coisa da Terra, o que indica que essas regiões ainda possuiem um resto de um antigo campo magnético que envolvia o planeta.
9 - Possui metano em sua atmosfera
O sinal desse gás pode ser interpretado como um sinal de atividade biológica, no qual os micróbios emitem, ou mesmo de atividade geológica. Nos planetas ativos se pensa que há mais probabilidade de achar vida neles. Então a questão do metano do planeta vermelho é uma questão na qual os cientistas estão tentando descobrir. Sendo que ainda isso não é um consenso na comunidade cientifica, pois as medições telescópicas já tiveram medições bastante diferença ao longo do tempo, e poucas espaçonaves foram criadas para sondar o planeta em detalhes. Por exemplo o rover da Curiosity que detectou picos de dez vezes de metano na sua área, mas ainda não se sabe de onde veio esse gás e o por que dele estar oscilando nas medições.
10 - Monte Olímpio
No planeta se localiza o maior vulcão de todo o sistema solar, possuindo cerca de 27 quilômetros de altura sendo cerca 3,4 vezes maior que o monte Everest, e com uma área equivalente do tamanho da Alemanha.
Ele possui essa magnitude de tamanho, pois como em Marte não há placas tectônicas como o nosso, havendo menos chances que as erupções acabarem de ser interrompidas.
Então chegamos ao final do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos aqui citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que você leu hoje aqui, e fique à vontade para ler os outros artigos dessa categoria, como também os artigos das outras desse site.
Até a próxima!