❓ 6 Curiosidades surpreendentes sobre o Planeta Marte!
Hoje vamos falar sobre o nosso planeta vizinho, Marte. Espera-se que em futuro breve seja enviado missões tripuladas ao planeta, além de construir colônias em solo marciano.
No artigo de hoje vamos falar 6 curiosidades sobre o planeta vermelho, espero que você goste. Então chega de enrolação pegue o seu traje espacial e vamos os espaços com esses fatos.
1 - Quanto dura um ano e um dia em marte
Um ano no planeta vermelho equivale há cerca de 687 dias terrestres, equivalendo quase dois anos terrestres. Enquanto um dia equivale a cerca de 24,6 horas, sendo um pouco mais que um dia na Terra.
2 - Luas
Marte possui duas luas que são chamadas de Fobos e Deimos, ambas foram descobertas em 1877 pelo astrônomo americano Asaph Hall. Sendo que Hall quase desistiu de buscar uma lua em Marte, entretanto a sua esposa, Angelina, insistiu com ele. Descobrindo na noite seguinte Deimos e depois de seis dias Fobos. Sendo que os nomes das duas luas são em homenagem aos filhos do deus grego Ares, Fobos significa “medo” e Deimos significa “derrota”.
Ambas as luas aparentemente são feitas de rochas ricas em carbono misturadas com gelo, além das suas superfícies serem cobertas de poeira e de rochas solaras. Se comparadas a Lua da terra ambas são minúsculas, além de terem um formato irregular por não terem gravidade suficiente para deixa-las em forma circular. A maior lua marciana é Fobos com uma largura de cerca de 27 quilômetros, enquanto Deimos tem uma largura de 15 quilômetros.
Ambas as luas aparentemente são feitas de rochas ricas em carbono misturadas com gelo, além das suas superfícies serem cobertas de poeira e de rochas solaras. Se comparadas a Lua da terra ambas são minúsculas, além de terem um formato irregular por não terem gravidade suficiente para deixa-las em forma circular. A maior lua marciana é Fobos com uma largura de cerca de 27 quilômetros, enquanto Deimos tem uma largura de 15 quilômetros.
As duas luas estão marcadas com crateras de impactos de meteoros. Enquanto a lua de Fobos possui um padrão de sulcos, que podem ser rachaduras que foram formadas depois de impacto que criou a maior cratera de Fobos, um buraco com cerca de 10 quilômetros de largura. Ambas as luas também sempre mostram a mesma face para Marte, assim com a Lua da Terra.
Ainda é incerto como ambas as luas surgiram, elas podem ser asteroides que foram capturadas pela gravidade de Marte, como podem terem sido formadas ao redor da orbita de Marte, na mesma época que o planeta surgiu. Sendo que a luz ultravioleta refletida em Fobos fornece evidencias que a lua é um asteroide que foi capturado pela gravida de Marte, isso de acordo com astrônomos da Universidade de Pádua, na Itália.
3 - Já enviamos vários Rovers para o planeta
Primeiramente vamos explicar o que um Rover, ele é um veículo espacial criado para se mover em uma superfície de um corpo celeste, sendo que a sua função em marte é de explorar as rochas e solos em Marte, e verificar se há existência de água em sua superfície.
A Nasa já enviou 5 rovers até o ano de 2022. Sendo que o primeiro a ser mandando tinha o nome de Sojourner e chegou no planeta em 1997, o segundo e o terceiro chegaram no planeta no ano de 2004 e se chamavam de Spirit e o Opportunity, no ano de 2012 foi a vez da Curiosity chegar no planeta, e o quinto foi a Perseverance que chegou no solo marciano em 2021.
Mas não foi só os Estado Unidos que enviaram Rovers para Marte, países como a China que chegou em marte em 2021 pela CNSA com o nome de Zhurong, como também a União Europeia com o rover ExoMars que chegou em solo marciano em 2016.
4 - Atmosfera
A sua atmosfera é 100 vezes mais fina do que a da terra, além disso possui pouco oxigênio em sua superfície. Caso a humanidade consiga por colônias espaciais no planeta, as pessoas que viverem lá precisariam utilizar traje espacial com oxigênio caso queiram ir para o ar livre no planeta.
5 - Porque Marte é vermelho
A coloração vermelha do planeta se deve aos minerais ricos em ferro e em regolito (Camada de material solto e superficial que cobre uma rocha sólida). Sendo que de acordo com a NASA os minerais contidos na superfície marciana se oxidam ou enferrujam, fazendo que o solo tenha o aspecto avermelhado.
6 - Clima do planeta
Marte é um planeta mais frio do que o nosso, grande parte disso é devido a sua distância maior que o Sol. A temperatura média é de cerca de 60 graus celsius negativos, embora pode variar para 125 graus celsius negativos em seus polos no inverno, chegando aos 20 graus celsius ao meio-dia perto do equador.
Sua atmosfera é rica em dióxido de carbono, mesmo sendo 100 vezes mais fina do que a Terra ela é espessa suficiente para suportar o clima, nuvens e ventos. Sendo que essa densidade varia, pois no inverno força o dióxido de carbono a congelar o ar em Marte. No passado estimasse que a atmosfera era um pouco mais espessa, sendo capaz de suportar a água que flui no planeta.
Durante a Missão Mars Reconnaissance Orbiter da NASA, detectaram nuvens de neve de dióxido de carbono, tornando o planeta vermelho o único do sistema solar ser conhecido de ter um inverno tão incomum.
As tempestades de areia do planeta são as maiores de todo o sistema solar, sendo capazes de cobrir Marte por inteiro e tendo uma duração de meses. Existe uma teoria a respeito sobre isso, que as partículas de poeira que são levadas pelo ar absorvem luz solar, que aquece a atmosfera marciana. Bolsões quentes de ar fluem em direção para regiões mais frias, gerando ventos, e esses ventos mais fortes que levantam a poeira do solo, por sua vez que aquece a atmosfera, elevando mais ventos e poeira.
Essas tempestades representam um risco sério para os robôs que estão na superfície marciana, um exemplo é o Rover da Opportunity Mars da NASA que acabou morrendo, pois foi engolido por uma tempestade gigante de areia em 2018, na qual a tempestade engoliu a luz solar de atingir os painéis solares do robô.
Bem chegamos ao final do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos que foram citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que você leu aqui hoje, e fique à vontade para ler os outros textos dessa categoria como também das outras.
Até a próxima!