❓ 6 Curiosidades surpreendentes sobre o Planeta Terra – parte 02
Hoje continuaremos a falar de curiosidades sobre o nosso planeta nessa parte 2, no artigo que você vai ler você vai descobrir até aonde vai a nossa atmosfera como também os elementos químicos mais presentes na composição do planeta.
No artigo de hoje selecionamos 6 curiosidades interessantes sobre a Terra, espero que gostem do que vão ler a seguir. Então chega de enrolação e vamos aos fatos a seguir.
1 - Origem da Terra
Segundo os cientistas o nosso planeta foi formado na mesma época do que o Sol e o os outros planetas há cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, quando o sistema solar se juntou com uma nuvem rotativa e gigante de gás e poeira que é conhecida com nebulosa solar. Com o tempo essa nebulosa entrou em colapso com a sua própria gravidade, aonde ela girou mais rápido formando um disco. Sendo que grande parte do material desse disco foi puxada em direção para o centro aonde se formaria o sol.
Além disso outras partículas dentro do disco acabaram por se colidir e se uniram formando corpos cada vez maiores, o que inclui a Terra. Os cientistas especulam que o planeta no início era uma massa de rocha sem água. Entretanto análises de minerais que estavam presos em cristais antigos microscópicos, demonstraram que já havia água líquida no planeta em seus primeiros 500 milhões de anos.
Os materiais radioativos na rocha e o aumento da pressão das profundezas do nosso planeta, criaram calor suficiente para derreter o interior da Terra, fazendo que os produtos químicos subissem para crosta em forma de água, enquanto os outros se transformaram gases na atmosfera. Recentemente foram descobertas evidencias de que a crosta terrestre e os oceanos podem ter se formado cerca de 200 milhões de anos após o planeta ser formado
2- Sua atmosfera
A atmosfera do nosso planeta é formada por cerca de 78% de nitrogênio e cerca de 21% de oxigênio, tendo vestígios de argônio, água, dióxido de carbono entre outros gases. Sendo que nenhum outro planeta no sistema solar possui na sua atmosfera oxigênio livre, que é vital para a vida do planeta.
A atmosfera que envolve o planeta se torna mais fino quando mais longe da superfície, sendo que aproximadamente a 160 quilômetros do planeta, o ar é tão rarefeito que os satélites podem atravessar a atmosfera com pouquíssima resistência. Além disso a cerca de 600 quilômetros acima do planeta ainda se encontra vestígios da atmosfera.
3 - Placas tectônicas
O nosso planeta é o único do sistema sola que possui placas tectônicas, sendo que a nossa crosta é dívida por várias delas. Elas estão flutuando em cima do magma do planeta e se movem uma contra as outras. Quando as placas se colidem, uma placa irá por baixo da outra, onde elas se separam permitindo a formação da crosta fresca.
O processo das placas é muito importante por várias razões. Como a intensa atividade geológica, seja por erupções vulcânicas, terremotos, ou na formação de montanhas e de trincheiras oceânicas, como também é responsável pelo ciclo do carbono. No qual as plantas microscopias do oceano morrem caindo no fundo do oceano, aonde durante longos períodos de tempo, os restos dessas plantas são levados para o interior do planeta e reciclados, retirando o carbono da atmosfera, que faz garantir que não haja um efeito estufa descontrolado como aconteceu em Vênus. Sem as placas não haveria como reciclar o carbono, e o planeta se tornaria um lugar superaquecido.
4 – De quais elementos químicos a Terra é formada?
O elemento mais abundante nas rochas da crosta terrestre é o oxigênio, aonde 47% do peso das rochas é composto pelo gás. O segundo elemento mais comum é o silício com cerca de 27%, sendo seguindo pelo alumínio com 8%, depois o ferro com 5%, seguido pelo cálcio 4%, e além de potássio, sódio e magnésio com 2% cada um.
O núcleo do planeta é composto por principalmente ferro e níquel, além de quantidades menores de outros elementos mais leves, como o oxigênio e o enxofre. O manto do planeta é composto por rocha de silicato que são ricas em ferro e magnésio.
5 - A atmosfera do planeta chega a uma distância de 10.000 quilômetros
Nos primeiros 50 quilômetros da superfície a atmosfera do planeta é mais expensa, sendo que a nossa atmosfera chega a 10.000 quilômetros de distância. Ela é composta por cinco camadas principais, a troposfera, a estratosfera, a mesosfera, a termosfera e a exosfera. Quanto mais longe da superfície terrestre, a densidade do ar e a pressão diminuem.
Grande parte da atmosfera do planeta está perto da própria Terra, sendo que cerca de 75% de toda a atmosfera se encontra a cerca de 11 quilômetros acima de nossa superfície. A camada mais externa do planeta a Exosfera é a maior de todas as camadas, se encontrando numa altitude de cerca de 700 quilômetros acima do nível do mar a cerca de 10.000 quilômetros, aonde a exosfera se une com o vazio do espaço, aonde não há mais atmosfera.
Essa camada é formada principalmente por densidades bem baixas de hidrogênio, hélio e de várias moléculas mais pesadas, que inclui nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono. Na Exosfera essas moléculas estão bem distantes que elas não se comportam como um gás, e essas partículas escapam frequentemente para o espaço.
6 - Um ano no planeta não é exatamente 365 dias
Na realidade são 365,2564 dias que um ano é composto. Sendo que esses 2564 dias extras que criam a necessidade de criar um ano bissexto a cada 4 anos. Por isso que no mês de fevereiro é escolhido para ter um dia a mais a cada quatro anos: 2020, 2024, 2028, etc.
Bem chegamos ao final do artigo de hoje espero que tenham gostado dos fatos aqui citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos os fatos listados aqui hoje, e fique à vontade para ler os textos dessa categoria e das outras.
Até a próxima!