❓ 14 Curiosidades surpreendentes sobre Terremotos!
Os terremotos são uma das forças destrutivas da natureza, fazendo grandes danos aonde ocorre, seja por danos matérias ou de vidas. Hoje você vai descobrir qual foi o maior terremoto já registrado, como também o país que mais ocorre tremores.
No artigo de hoje vamos listar 14 fatos interessantes sobre os terremotos, espero que gostem do que vão ler. Então chega de enrolação e vamos aos fatos.
1 - Ocorre centenas de milhares todos os anos
Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, estima-se que ocorre por ano cerca de 500.000 abalos sísmicos em todo o planeta. Sendo que muitos deles ocorrem nas profundezas da crosta terrestre, e são detectados com a ajuda de sismógrafos.
E segundo os sismólogos estima-se que cerca de 20% de todos os terremotos do planeta são sentidos pelos seres humanos, e cerca de 100 terremotos que ocorrem no ano que causam algum dano.
2 - O “Anel de Fogo” é uma região quente
Anel de Fogo é o nome da região que se localiza ao redor do Oceano Pacífico da Nova Zelândia até o Chile, esse local é o foco mundial de atividade sísmica. Estima-se que 90% de todos os terremotos ocorrem nessa região. Sendo que especialistas dizem que a abundância de vulcões e o movimento constante das placas tectónicas tem um papel nesta atividade.
3 - Eles podem encurtar a duração de um dia
Os mega terremotos tem a capacidade de encurtar a duração de um dia para o planeta inteiro. Segundo a NASA os grandes terremotos podem fazer que o eixo da Terra seja mudado, assim mudando a duração de um dia. Entretanto essa alteração da duração do dia é imperceptível para nós sendo de microssegundos.
4 - O maior terremoto do planeta já registrado
O maior terremoto sentido pelo planeta até agora, foi localizado no Chile e ocorreu no dia 22 de maio de 1960, chegando a incrível magnitude 9.5 da escala Richter. Os estragos contabilizados pelo terremoto foram de 3.000 mortes, além de US$ 550 milhões de dólares na época, ajustando para a inflação de hoje isso dá cerca de 5 bilhões de dólares.
5 - Suas causas
Os terremotos em grande parte são desencadeados pelo o movimento das placas tectônicas do nosso planeta, quando uma placa está sob pressão contra outra e ela procura de alguma forma liberar essa pressão. Além das placas tectônicas os terremotos podem ser causados pela atividade vulcânica e pelo deslocamento de Gases.
6 - Podem ocorrer pequenos terremotos antes do maior
Pequenos terremotos podem ocorrer antes de um grande abalo sísmico, podendo ser somente um ou vários que antecedem um abalo maior. Sendo que muitas das vezes os cientistas podem usá-los para prever grandes terremotos.
7 - Após um terremoto podem ocorrer réplicas
Logo após um grande tremor, podem ocorrer tremores secundários que são pequenos terremotos que ocorrem após o principal. Isto ocorre por causa da crosta terrestre estar se ajustando por conta do tremor maior.
Mesmos sendo de menor intensidade eles podem ser bastantes perigosos, pois os edifícios que já estão danificando pelo abalo maior podem acabar desabando.
8 - Terremoto de 2004 no Índico
Em 26 de dezembro de 2004 ocorreu um terremoto submarinho no oceano índico, que desencadeou uma série de Tsunamis que causaram uma enorme destruição. Esses tsunamis acabaram por atingir as costas dos países que faziam parte do Oceano índico, trazendo ondas em lugares com cerca de 30 metros de altura, além de ter matado cerca de 225.000 pessoas em 11 países.
9 - Ondas Sísmicas
As ondas sísmicas são as ondas de choque que atravessam o solo, sendo que elas são mais fortes na zona do terremoto. Aonde elas viajam para a superfície fazendo o solo tremer.
10 - Marte tem uma atividade sísmica significativa
A sonda InSight enviada pela NASA relata que o Planeta Vermelho é sismicamente ativo. Sendo que em seu primeiro ano a sonda acabou por registrar cerca de 500 abalos sísmicos. Apesar de que o planeta registra terremotos com frequência, eles são de menor intensidade chegando à magnitude 4,0 da escala Richter. Como no planeta não há mais placas tectônicas ativas como a Terra, os tremores são desencadeados pelo resfriamento do planeta, sendo um processo ativo desde a sua formação há quase 4,6 bilhões de anos. À medida que Marte se esfria ele acaba por ser contrair, fazendo com que as suas camadas frágeis mais externas se quebrem fazendo que ocorra esses terremotos.
11 - A cidade de São Francisco está se movendo para direção de Los Angeles
A cidade americana de São Francisco está se movendo em direção a Sul para a cidade de Los Angeles, em uma taxa de dois centímetros ao ano. Isso está ocorrendo pois nessa região existe a falha de San Andreas, e os seus dois lados estão passando um pelo outro. Sendo que as cidades se encontrarão daqui a milhões de anos.
12 - O país em que mais ocorre terremotos
O país que mais ocorre terremotos é o Japão, que se localiza dentro do Anel de Fogo do Pacífico além do país se localizar entre 3 placas tectônicas, devido a isso eles sofrem com mais terremotos regulares do que em outros lugares.
13 - Antes de um terremoto a água parada começa a ter um cheiro
Independente que seja lagos, lagoas ou barragens as águas paradas emitem um cheiro bastante desagradável e ficam um pouco mais quentes antes de um tremor. Isso se deve aos gases que são liberados no subsolo na medida que as placas se mudam.
14 - A arquitetura Inca e a Tradicional Japonesa já pensava em terremotos
A arquitetura dos Incas como também a dos japoneses foi pensada e construída para resistir a terremotos. Sendo que a cerca de 500 anos atrás quando os trabalhadores incas construíram a cidade de Machu Picchu, eles criaram uma técnica engenhosa de construção que evitava que as estruturas fossem ao chão quando havia terremotos.
Bem chegamos ao final do artigo de hoje, espero que tenham gostado dos fatos aqui citados. Lembre-se de compartilhar com os seus amigos o que você leu aqui hoje, e fique à vontade para ler os outros textos dessa categoria, como também das outras desse site.
Até a próxima!